sábado, 18 de junho de 2011

A invasão dos futons

O famozéeerrimo futon foi criado há mais de três mil anos na China e no Japão, para fazer as vezes de cama, chegou ao Brasil junto com os imigrantes. De lá para cá, ganhou novas utilidades, revestimentos e espessuras. O que antigamente era usado apenas como colchão, hoje, além de mais grosso o futon pode ser fabricado em diferentes materiais, como látex, manta acrílica, espuma e fibras naturais, e revestido com seda ou tecidos impermeáveis.

Nos anos 70 o designer de móveis William Brouwer criou o primeiro sofá-cama de futon. Foi a partir daí que a peça começou a ser utilizada como um objeto de decoração, complementando poltronas e cadeiras, ou mesmo no chão... É uma idéia legal para algum tipo de apartamento, que talvez não possua quarto de hóspedes, ou coisa do tipo.


Se há alguns anos os futons eram praticamente desconhecidos, hoje estão em alta e aparecem em todos os cantos da casa em diferentes variedades.

O futon é uma peça-chave que pode ser remanejada para qualquer lugar. Além disso, por ser confortável e charmosa garante um toque especial aos ambientes.... 

CLASSIFICAÇÃO:
,



1
Shikibuton: denso ou maleável, esse tipo de futon fica muito bem em cima de um assento ou mesmo dobrado, fazendo as vezes de sofá-cama. É prático para viagens.

2


Futon Turco: com bordas proeminentes e captonê, o futon turco é um assento próprio para ser colocado diretamente no chão. 


3
Zakubuton: mais fina, é uma almofada quadrada, utilizada como apoio de cabeça, para sentar no chão ou sobre um assento.

4
Kakibushi: dobrável, ele também é conhecido como futon-pufe. Dobrado, pode ser usado para sentar. Aberto, transforma-se em um pequeno colchão.

5
Zafu: almofada redonda utilizada para a prática de meditação e para sentar com boa postura.

6
Kakebuton: mais fino do que os demais, pode ser utilizado como um edredon.



Galera, fica ai a dica para quem quer mobiliar um ambiente, como sala, quarto ou um flat... 
PENSAR NA FUNCIONALIDADE do lugar é sempre o melhor caminho.

Beijinhos...
Anna***

2 comentários:

Maruska disse...

Adorei as dicas, Anna!
Legal distinguir os futons, e sua função.
Beijos e boa semana

Susi disse...

Em casa cada um tinha o seu. Minha mae comprou num mercado japones. Durou tanto, alias acho q até hj tem. Lindos e muito coloridos.